domingo, 2 de setembro de 2012

Percepções Tendenciosas no mercado (fragmentos)


Nosso conhecimento do mundo, segundo Popper, progride, já que confrontamos nossas teorias com a experiência, as deixamos fracassar e então buscamos outras melhores. Científicas são as nossas teorias exatamente quando elas permitem tal falha, quando elas, portanto, são refutáveis ou, como diz Popper, "falseáveis". A crítica, a busca pela refutabilidade, se torne, com isso, o motor do progresso humano. Essas ideias começaram a ser difundidas a partir de 1935 com a publicação de Lógica da pesquisa científica, e levam ao centro do pensamento de Popper: uma razão crítica, que se esforça para solucionar problemas concretos.
 
As experiências de vida de Soros (judeu húngaro), repletas de chegadas e partidas inesperadas e repentinas vividas pelo seu pai, Tivadar, que resultaram sempre do imprevisto pensamento e da ação humana, se misturam com a ênfase de Popper na falibilidade (ou "falseabilidade").
 
Com essas influências, Soros traz para o mundo complexo das finanças um aspecto novo, tão complexo quanto os demais parâmetros "matemáticos": o comportamento humano. Ao acreditar na falseabilidade, Soros entendeu que  os erros e interpretações equivocadas desempenham um importante papel na definição dos rumos da história.
 
Aceita, assim, que os participantes do mercado não baseiam suas decisões somente no conhecimento, porque percepções tendenciosas têm um impacto poderoso não somente sobre os preços do mercado, mas também nos elementos constituintes fundamentais que aqueles preços devem refletir.
 
Conhecimento
Modelos matemáticos ("quants")
previsibilidade dos mercados
Percepções tendenciosas
Comportamento humano
 
Fontes:

[Os Grandes Investidores, Glen Arnold, Editora Saraiva, 2012]
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4067197/os-grandes-investidores-as-estrategias-dos-maiores-mestres-na-arte-de-investir

[O Portal da Filosofia, Robert Zimmer, Editora Martins Fontes, 2009]
http://www.travessa.com.br/Busca.aspx?d=1&cta=1&tt=o%20portal%20da%20filosofia&cbo=11

Nenhum comentário: