sábado, 20 de outubro de 2007

A Ilha Afortunada: onde nasceu a Loucura


[...] Lá, o Moly, a panacéia, o nepentes, a manjerona, as rosas, as violetas e os jacintos seduzem o olfato e a visão, fazem desse lugar encantador [...]

Elogio da Loucura - IV

A Loucura continua com o seu discurso na assembléia:
 
"[...] Gostaríeis talvez de saber o lugar de meu nascimento, pois hoje se acredita que o lugar onde a criança deu seus primeiros gritos é essencial à sua nobreza. Então vos direi que não nasci nem na ilha flutuante de Delos, nem sobre as ondas do mar, nem nas cavernas profundas; nasci nas ilhas Afortunadas, lugar encantador onde a terra, sem ser cultivada, produz sozinha os mais ricos presentes. O trabalho, a velhice, as doenças jamais se aproximaram daqueles campos felizes. Lá não se vê brotar nem malva, nem tremoço, nem fava, nenhuma dessas plantas que são boas apenas para o vulgo. Lá, o moly, a panacéia, o nepentes, a manjerona, as rosas, as violetas e os jacintos seduzem em toda parte o olfato e a visão, e fazem desse lugar encantador jardins mil vezes mais deliciosos do que os de Adônis."
 
Desidério Erasmo
Elogio da Loucura
 
 
Moly: espécie de alho. Planta mágica com flores brancas e raiz negra.
 
Nepentes: na Antiguidade, uma bebida à base de uma planta do mesmo nome à qual era atribuído o poder de cabar com a tristeza.

Elogio da Loucura - III

A Loucura continua a falar:
 
"[...] Por ora, quero imitar aqui os mestres de retórica de nossos dias, que se julgam pequenos deuses quando, como a sanguessuga, parecem servir-se da língua deles, e que veem como algo maravilhoso entrelaçar, a torto e a direito, num discurso latino, algumas palavras gregas que o tornem enigmático. Se não conhecem nemhuma língua estrangeira, eles tiram de algum livro bolorento quatro ou cinco palavras com as quais deslumbram o leitor. Os que as compreendem ficam satisfeitos de achar uma ocasião de se comprazer em sua própria erudição; e, quanto mais elas parecem ininteligíveis aos que não as compreendem, tanto mais são admiradas por isso. Pois, para esses meus amigos, não é um prazer pequeno admirar as coisas que vêm de longe. Se, dentre os últimos, houver algum com a vaidade de querer passar por sábio, um pequeno sorriso de satisfação, um pequeno sinal de aprovação, um movimento de orelha à maneira dos asnos será o sificiente para salvar sua ignorância aos olhos dos outros [...]
 
Desiderio Erasmo
Elogio da Loucura

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Anatomia da Crise Imobiliária nos EUA - Discussão

O The New York Times trouxe um gráfico (publicado no post imediatamente anterior a este) que fornece uma visão panorâmica da crise imobiliária que assola os EUA e ameaça espalhar-se pelo mundo (vide post anterior deste blog: http://avezzano.blogspot.com/2007/10/anatomia-de-uma-crise-hipotecas.html ). Através do gráfico que postei anteriormente, pode-se ver como a bolha formou-se desde 1987.
 
A análise toma por base o ano de 1987. O exemplo dado é de uma casa adquirida naquele ano pelo valor de USD 100.000,00.
 
Ajustando-se esse valor original de compra de acordo com as perdas inflacionárias, a mesma casa seria vendida por USD 92.000,00 no ano de 1992 (uma perda de 8%). Esse foi o menor valor que o imóvel atingiu, pois, a partir desse ano, uma valorização generalizada tinha início, elevando constantemente os valores dos imóveis.
 
Essa valorização acentuada (vide a rapidez com que a linha sobe no gráfico) foi detectada como possível bolha em formação no ano de 2003.
 
A valorização continuava quando, em maio de 2004, a nossa casa-piloto já valia algo em torno de USD 150.000,00 (50% de valorização em apenas 8 anos), 1uando o economista Dean Baker vendeu sua casa de dois dormitórios em Washington, pois acreditava que os preços praticados àquela época estavam em um nível insustentável.
 
Mas a valorização exuberante continuava, até que em fevereiro de 2005, com nossa casa-piloto valendo algo em torno de USD 160.000,00, o economista Robert Shillers publica o livro "Exurância Irracional"  e questiona se o mercado imobiliário nore-americano já não estaria vivendo uma bolha.
 
Chegamos a maio de 2005 quando, finalmente, Alan Greenpan, então presidente do FED declara: se não estamos numa bolha, pelo menos trata-se de um padrão não usual de preços.
 
O pico da bolha ocorreu no final de 2005, quando nossa casa-piloto seria vendida por USD 170.000,00, uma valorização de 70% em apenas 8 anos. Uma exuberância sem precedentes. A bolha não só de confirmara mas já dava indicações de que estouraria cedo ou tarde.
 
Em fevereiro de 2006, Ben Bernanke, já como novo presidente do FED dizia esperar um desaquecimento no mercado imobiliário.
 
O último ponto notável do gráfico refere-se a 30 de junho de 2007, quando as bolsas do mundo inteiro já sentiam o estouro da bolha.
 
Ah, nossa casa piloto agora já estava valendo USD 160.000,00, ou seja, uma desvalorização de USD 10.000,00 em apenas 6 meses, ou: quase 6% em um curto espaço de tempo.
 
E a queda continua: veja como o gráfico despenca feito montanha-russa.
 
Fique esperto.
 
 
Em
 
 
 
 

Anatomia da Crise Imobiliária nos EUA - Gráfico


Amigos,
continuando minha análise modesta sobre a atual crise imobiliária nos EUA, publico um gráfico com a anatomia da crise original do The New York Times. Clique para ampliar, imprimir, anexar a algum trabalho, etc.


Em seguida, leia o próximo post que será publicado em breve.

Google segue Microsoft e planeja seu serviço de registro dados médicos

Google reafirmou seus planos de criar um gigantesco banco de dados com dados pessoais contendo registros médicos de seus usuários e espera ter alguma coisa para mostrar no começo de 2008.

O principal argiumento sobre a utilizade do serviço de armazenamento de dados é "fornecer um sistema de saúde centralizado, digital"

 

Plano de Emergência Nuclear: Exercício Geral demonstra eficiência

Foi realizado nesta quinta-feira (18), o Exercício Geral do Plano de Emergência Nuclear, que aconteceu na cidade de Angra dos Reis, e envolveu a participação de cerca de 600 profissionais de diferentes esferas, incluindo governo federal, estadual e municipal.

Na avaliação das autoridades envolvidas, a atividade ocorreu conforme planejado. Para o diretor do exercício, coronel Saul Zardo Filho, "a operação demonstrou a eficiência do Plano e a capacidade de atendimento em uma situação real".

O comandante do 10º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) de Angra dos Reis, tenente-coronel Jerri Andrade Pires, elogiou a integração das organizações e afirmou que as atividades operacionais ocorreram em boa sintonia "Foi o melhor exercício que já realizamos".

O quadro simulado incluiu uma série de ações, como a remoção de um radioacidentado para o Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, e a monitoração aérea com detectores de radiação.

Também aconteceu a decretação de situação de emergência, com a evacuação de 150 moradores no raio de cinco quilômetros das usinas. Os moradores, que participaram de forma voluntária do Exercício, foram abrigados em escolas próximas e no Colégio Naval de Angra dos Reis, onde foi montada uma base de triagem e descontaminação.

Acompanharam toda a simulação sete observadores internacionais, que integram um programa de cooperação técnica da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O objetivo da missão foi conhecer os procedimentos adotados no Brasil para uma emergência nuclear.

No período de 1994 a 2006, foram realizados 13 exercícios de resposta à emergência nuclear na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, que também contaram com a participação de peritos e observadores nacionais e internacionais.

Fonte: http://www.eletronuclear.gov.br/noticias/integra.php?id_noticia=490

Novo Conteúdo no Blog: Arte do Dia

A partir de hoje, todos os dias você poderá apreciar uma obra famosa da pintura universal de algum grande mestre.
 
As atualizações serão automáticas.
 
Clicando na imagem você será levado para uma outra página com uma visão ampliada e informações complementares para poder se aprofundar na arte do dia.
 
Clicando no nome do artista, você será levado para uma págiba com a obra completa deste, além de ter um "preview" de outros trabalhos.
 
Clicando em "send as e-card", você poderá enviar a imagem via e-mail para seus amigos, partilhando desse momento de arte e de cultura.
 
Aproveite. Delicie-se
 
Um presente do "Cotidiano" para os seus leitores.

Elogio da Loucura - II

"O discurso que vou fazer não será nem premeditado nem estudado; assim, portanto, conterá menos mentiras. Não acrediteis, porém, que o digo seja uma dessas artimanhas que os oradores empregam geralmente para enaltecer seu espírito. Esta, como sabeis, depois de terem trabalhado trinta anos num discurso, às vezas plagiado em sua melhor parte, no-lo oferecem a seguir como uma obra que eles escreveram ou ditaram divertindo-se, no espaço de três dias. Quanto a mim, sempre gostei de dizer o que me vem à boca."
 
Desidério Erasmo
Elogio da Loucura

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Censo na Internet: Pesquisadores batem à porta de 2,8 bilhões de endereços virtuais

Afinal, quantos endereços IP (o endereço único atribuído a cada internauta) estão realmente em uso?



Pesquisadores do Instituto de Ciências da Informação da "University of Southern California" decidiram responder a questão definitivamente.



Para tanto, efetuaram "pings" periodicamente em um amplo universo de endereços IPs. O resultado: constataram a existência de 2,8 bilhões desses endereços.



Levando-se em conta que um censo completo da Internet foi realizado enviando um "ping" para cada endereço IP, foram necessários 2 meses de trabalho ininterrupto para se chegar ao resultado final.



Correções estatísticas tiveram de ser efetuadas, pois muitos endereços IPs são protegidos por "firewalls" que não permitem acessá-los ou que estão fora de uso.



De qualquer maneira, o espaço da Internet é monstruoso, e crese a cada dia.



Sobre Endereços IP

Cada computador na Internet utiliza um "Internet Address" (endereço na Internet). Através do Internet Protocol, versão 4 (IPv4), esses endereços atingem o valor de 4 bilhões. Os endereços IPV4 são usualmente escritos em notação decimal, como 128.150.4.107, onde cada número representa 8 bits. Nomes de computadores e de websites como http://www.avezzano.blogspot.com/ são convertidos para o formato 111.111.1.111 para serem identificados na Web.





Via:

nternet census: researchers knock on 2.8 billion virtual doorsBy Iljitsch van Beijnum

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Palavras de Sabedoria - C. Torres Pastorino

"Não fique a pedir as coisas ...
Os braços parados nada produzem.
As mãos que não ajudam criam ferrugem.
Trabalhe com entusiasmo e alegria, e o próprio trabalho trará, com seus resultados positivos, a solução de todas as suas dificuldades.
Procure gostar do trabalho que lhe cabe realizar, e dentro de pouco tempo terá a alegria morando em seu coração."

Ouro como Ativo Financeiro

"Em nenhum momento da História o poder de compra do ouro foi menor quando comparado a outras commodities."

[DGCX Paper: Gold.pdf]



Como moeda global, produto de investimento e sua característica intrínseca de preservar o valor ao longo do tempo, o ouro tem sido um importante ativo financeiro por milhares de anos.





Funções do Ouro como Investimento




  • Proteção contra a inflação: Dados e séries históricas provam que a cotação do ouro tem sido um eficaz remédio contra níveis elevados de inflação; também é claro que o poder de compra do ouro tem sido sempre mantido.


  • Componente de diversificação em portfolios múltiplos: Os retornos do componente "ouro" nos portfolios é negativamente correlacionado com os retornos de outros investimentos como ações e ativos reais, tornando-o assim um diversificador natural em "cestas" de investimentos.


  • Instrumento de "hedge" em situações de crise: A experiência mostra que em momentos extremos, tais como cracks financeiros - quando a maioria dos ativos tende a depreciarem-se, o ouro mantém o seu poder de compra, protegendo assim o patrimônio dos seus investidores. O ouro é um seguro a longo prazo que pode ser resgatado quando for necessário.


  • Um ativo seguro e líquido: O ouro é um ativo de baixo risco e seguro que pode ser facilmente vendido a fim de garantir o retorno sobre o investimento.


  • Não é "passivo" de ninguém: Sempre que um investidor em ouro desejar ou necessitar, poderá facilmente convertê-lo em moeda corrente (liquidez, conforme itam anterior). Quando comparado a outros ativos como notas promissórias, ações, bônus, o ouro leva maior vantagem, pois o seu resgate não implica na contrapartida de uma perda. Explicando melhor: se o investidor tiver em seu poder um título do governo, dependerá da capacidade deste governo em honrar o compromisso; se o investidor detiver um "recebível" emitido por uma determinada empresa, dependerá da efetiva saúde financeira desta empresa para que possa honrar as cláusulas do "recebível". O ouro não: basta vendê-lo para obter-se moeda.


Demanda pelo Ouro




  • Joalheria: A Índia é o maior consumidor de ouro - em volume - do mundo destinado à confecção de jóias, e em termos de mercado de varejo, os EUA é o maior mercado. A demanda por ouro destinado à indústria de jóias alcançou 2.611 toneladas em 2004, representando um aumento de 5,2% em relação a 2003.


  • Uso Industrial: A demanda industrial pelo ouro é cerca de 11% da demanda global do metal, atingindo 400 toneladas no período 1999-2004. No segmento industrial, a indústria eletrônica tira proveito das características térmicas e elétricas do ouro.


  • Investimentos identificáveis: Investimentos em ouro (ouro como ativo financeiro)


Demanda pelo Ouro (%)



Joalheria: 79%



Uso Industrial: 11%



Ouro como ativo fiananceiro: 10%



Fonte: DGCX Paper

Vinicius de Moraes - Máxima

"É melhor der alegre que ser triste,

alegria é a melhor coisa que existe ....



... no coração"

Os Revolucionários da Administração: Gary Hamel

Gary Hamel
Professor e consultor norte-americano
Nascido em 1954



"Uma empresa perde as oportunidades atuais de negócios quando se torna menor com mais rapidez do que se torna melhor. Uma empresa perde as oportunidades futuras de negócios quando se torna melhor sem se tornar diferente."



Idéias inovadoras

Plano estratégico

Capacidades centrais

Arquitetura estratégica

Previsão do setor



Obra mais importante

Competing for the future (Competindo pelo futuro) - [1994]

A Loucura Fala

"Digam de mim o que quiserem (pois não ignoro como a Loucura é difamada todos os dias, mesmo pelos que são os mais loucos), sou eu, no entanto, somente eu, por minhas influências divinas, que espalho a alegria sobre os deuses e sobre os homens.



De fato, desde que apareci nesta numerosa assembléia, não vi de repente brilhar em vossas faces um contentamento vivo e extraordinário? Não vi vossas frontes se desfranzirem imediatamente? E as gargalhadas que se fazem ouvir de todos os lados, não anunciam o delicioso contentamento que se apoderou de vossos corações e o prazer que vos causa minha presença?



[...] Tal como o astro brilhante do dia, quando seus primeiros raios dissipam as trevas que cobriam o horizonte, ou tal como a primavera ...: tudo se transforma em segguida na terra, um colorido mais brilhante embeleza todos os objetos, e a natureza rejuvenescida oferece a nossos olhos um espetáculo mais agradável e mais risonho: assim minha presença produziu de repente em vossas fisionomias a mudança mais ditosa."



Elogio da Loucura

Erasmo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Erasmo_de_Roterd%C3%A3o



Papéis de Parede (Wallpapers) da National Geographic para o seu PC

Lindos papéis de parede (wallpapers) para enfeitar a tela de deu computador com imagens da National Geographic.



Visite o Link:



http://photography.nationalgeographic.com/photography/wallpapers?nav=TOPNAV

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Angra 1 é conectada ao Sistema Elétrico Nacional


A Usina Angra 1 foi sincronizada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) no último sábado, dia 13 de outubro, às 13h36, após reparo na excitatriz do gerador elétrico principal.


A Unidade havia sido desligada no dia 20 de setembro devido à atuação da proteção do gerador elétrico. Os técnicos da Eletronuclear detectaram que houve dano em componentes do gerador - parte convencional da Usina, não estando relacionada aos sistemas nucleares.


A Usina já funciona normalmente.

Fato relevante: Declaração de disponibilidade operativa da Eletronuclear para Angra 1 e programação do ONS - Operador Nacional do Sistema - para Angra 2.

Dubai Gold & Commodities Exchange [DGCX]

Desde 22 de novembro de 2005 está funcionando a Bolsa de Ouro e Commodities de Dubai (DGCX).

Este Blog destaca esta bolsa por ter sido a primeira a operar os mercados de commodities e derivativos na região do Oriente Médio, funcionando no ponto crítico da janela de tempo, ou, diferença de fusos-horários, entre a Europa e a Ásia, servindo como "ponto de transição" entre esses mercados. Isso reduz o "gap" entre o fechamento das bolsas na Ásia e a abrtura dos mercados europeus.

DGCX é uma organização movida a tecnologia, comprometida em oferecer uma plataforma global de negociações de uma ampla gama de commodities e também proporcionar as melhores práticas globais com o mais elevado grau de transparência.
Commodities negociadas: ouro, prata, câmbio, combustível, aço, taxas de fretes, algodão e outros produtos.
DGCX opera em ambiente totalmente eletrônico que conta com apoio de gigantes como Microsoft, Intel, HP, FTIL (Financial Technologies India Ltd.).
Os horários de funcionamento são:
Segunda-feira a Quinta-feira, das 8:30 a.m. a 11:30 p.m (O Fuso horário de Dubai é GMT +4).

Para o fuso-horário brasileiro:
De : 01:30 da madrugada de segunda-feira
Até: 16:30 da tarde de quinta-feira


Aguarde novos "posts" desta série.