sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Oração a Nossa Senhora Aparecida

Palavras de fé meu amigo.

Talvez você esteja buscando conforto
Talvez você esteja sofrendo
Talvez você esteja buscando forças

Talvez você nem acredite em Nossa Senhora
Talvez você nem acredite em nada

Mas tenho a certeza de que se você chegou até aqui neste dia de reflexão, de restauração espiritual, moral e também física, irá correr as linhas seguintes.

Uma pausa nos posts hoje. Acalmemos nossas mentes e nossa alma. Silenciemos e contemplemos.


Padroeira do Brasil e Nossa Mãe - Festa 12 de Outubro

Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados.

Ó Virgem Santíssima, cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável para que sejamos socorridos em todas as necessidades em que nos achamos.

Lembrai-vos clementíssima Mãe Aparecida, que não consta que todos os que a têm a Vós recorrido, invocado o santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por Vós algum abandonado.

Animado com esta confiança, a vós recorro tomo-vos de hoje para sempre por minha mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte.

Assim, pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso santíssimo Filho, meu Redentor e meu Senhor Jesus Cristo. Virgem Bendita preservai a este vosso digno servo, a essa casa e seus habitantes da peste, fome, guerra, assalto, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar.

Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentações do demônio para trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos de vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo sangue do vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos.

Amém.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Lua Nova: Visível somente durante o dia

Saudações!

Confira em nosso calendário lunar à direita no tôpo da página: Estamos em Lua Nova.

A Lua é nova quando o hemisfério voltado para a Terra não recebe nenhuma luz (0%) do Sol. Dizemos também que nesse dia a Lua está em conjunção com o Sol.

A Lua Nova não é visível, a não ser durante os eclipses do Sol que, aliás, só acontecem quando é Lua Nova.

A Lua Nova nasce por volta das seis horas da manhã e se põe às seis da tarde, aproximadamente. Ou seja, ela transita pelo céu durante o dia.

Os 7 Ralos que Esgotam as Nossas Energias - Parte 0

O nome técnico, elegante, seria "drenos" de energia, mas vou utilizar um termo mais contundente e até incomodo: "ralo".

Ralos de energia são situações que repetidamente consomem nossas energias, esgotam nossa disposição, nosso ânimo, vontade, alegria e nos levam, no limite, ao stress.

Por outro lado, existe um monte de bons lugares e de boas coisas para gastarmos energia. Assim, evite desperdiçá-la pelos ralos.

Infelizmente é sempre muito difícil percebermos e identificarmos os ralos por onde estão escoando nossas energias, pois raramente fazem com que nossas energias esgotem-se de uma só vez, de
repente, abruptamente.

Sim, esses ralos trabalham em silêncio, lentamente, mas de forma cumulativa. Nos consomem lentamente para que não os tapemos.

A melhor maneira de taparmos esses ralos é adotando práticas salutares em nosso dia-a-dia (bem de acordo com o título desse Blog - coincidência ou não, sinto que importante partilhar com você essas idéias).

Em um lugar qualquer na Web encontrei 7 diferentes ralos que provavelmente estão esgotando suas energias agora mesmo. Certamente outros ralos existem, mas vamos começar por aqui.

1. Desorganização
2. Alimentação inadequada e falta de exercícios
3. Problemas no convívio com certas pessoas
4. Prestar atenção às suas fraquezas
5. Pequenos incômodos que realmente nos tiram do sério
6. Blogs, e-mails, pages, feeds, video on demand, Ipod, Iphone, celular phones, informação, informação, informação, informação, inf....
7. Agradar todo mundo

Ok.
Cuide-se.

Via: http://www.lifehack.org

Os Mais Populares

Amigos,
 
pesquei na Web uma lista dos "mais mais" escolhidos pelos internautas do mundo todo. Todos em inglês, mas vale a olhada
 
Torrent: Torrent Websites 
Mecanismos de busca: 15 Top SEO Websites
 
Bom divertimento

terça-feira, 9 de outubro de 2007

O Cérebro Direito X O Cérebro Esquerdo


Clique na imagem deste pos e veja a dançarina girar. Em seguida, responda:

A bailarina está girando no sentido horário ou no sentido anti-horário?
Se você respondeu "no sentido horário", então você utiliza mais o hemisfério direito do seu cérebro;
Se você respondeu "no sentido anti-horário", então você utiliza mais o hemisfério esquerdo do seu cérebro.

Muitas pessoas poderiam ver a dançarina girando no sentido anti-horário, embora sejam capazes de, mudando o foco, perceber a bailarina girando no sentido oposto.

Veja se você consegue "inverter" o sentido do giro da bailarina.
Funções do lado esquerdo do cérebro:
  • Utiliza-se da lógica
  • Matemático, científico
  • Reconhece padrões
  • Estrategista

Funções do lado direito do cérebro

  • Sentimental
  • Filosófico
  • Religioso
  • Pensa no hoje, no agora

Via: Daily Telegraphhttp://www.news.com.au/dailytelegraph/story/0,22049,22535838-5012895,00.html

Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA

Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA

A Central, situada no município de Angra dos Reis, foi assim denominada em justa homenagem ao pesquisador pioneiro da tecnologia nuclear no Brasil e principal articulador de uma política nacional para o setor. Embora a construção da primeira usina tenha sido sua inspiração, o Almirante, nascido em 1889, não chegou a ver Angra 1 gerando energia, pois faleceu em 1976. Mas sua obra persiste na competência e capacitação dos técnicos que fazem o Brasil ter hoje usinas nucleares classificadas entre as mais eficientes do planeta.Atualmente estão em operação as usinas Angra 1, com capacidade para geração de 657 megawatts elétricos, e Angra 2, de 1350 megawatts elétricos. Angra 3, que será praticamente uma réplica de Angra 2 (incorporando os avanços tecnológicos ocorridos desde a construção desta usina), também está prevista para gerar 1350 megawatts.

Angra 1

A primeira usina nuclear brasileira opera com um reator do tipo PWR (água pressurizada), que é o mais utilizado no mundo. Desde 1985, quando entrou em operação comercial, Angra 1 gera energia suficiente para suprir uma capital como Vitória ou Florianópolis, com 1 milhão de habitantes.Esta primeira usina nuclear foi adquirida sob a forma de “turn key”, como um pacote fechado, que não previa transferência de tecnologia por parte dos fornecedores. No entanto, a experiência acumulada pela Eletronuclear em todos esses anos de operação comercial, com indicadores de eficiência que superam o de muitas usinas similares, permite que a empresa tenha, hoje, a capacidade de realizar um programa contínuo de melhoria tecnológica e incorporar os mais recentes avanços da indústria nuclear. Como, por exemplo, realizar a troca de dois dos principais equipamentos de Angra 1, os geradores de vapor. Com esses novos equipamentos, a vida útil de Angra 1 se prolongará e a usina estará apta a gerar mais energia para o Brasil.

Angra 2

Fruto de um acordo nuclear Brasil-Alemanha, a construção e a operação de Angra 2 ocorreram conjuntamente à transferência de tecnologia para o país, o que levou também o Brasil a um desenvolvimento tecnológico próprio, do qual resultou o domínio sobre praticamente todas as etapas de fabricação do combustível nuclear. Desse modo, a Eletronuclear e a indústria nuclear nacional reúnem, hoje, profissionais qualificados e sintonizados com o estado da arte do setor. Angra 2 opera com um reator tipo PWR (Pressurizer Water Reactor, i.e., reator à água pressurizada) e sua potência nominal é de 1350 MW.Angra 2, sozinha, poderia atender ao consumo de uma região metropolitana do tamanho de Curitiba, com dois milhões de habitantes. Como tem o maior gerador elétrico do hemisfério Sul, Angra 2 contribui decisivamente com sua energia para que os reservatórios de água que abastecem as hidrelétricas sejam mantidos em níveis que não comprometam o fornecimento de eletricidade da região economicamente mais importante do país, o Sudeste.

Angra 3

O projeto Angra 3 tem várias vantagens, que o tornam um dos mais importantes investimentos do setor elétrico brasileiro. - Aspectos Energéticos e Elétricos: • Alta taxa de geração de energia elétrica com confiabilidade: aproximadamente 10 TWh/ano; • Aumento da base térmica do sistema elétrico interligado, contribuindo para a diversificação da matriz energética nacional e reduzindo riscos de déficit de energia elétrica, principalmente por ocasião de regimes hidrológicos menos favoráveis; • Ampliação da capacidade de geração em uma região historicamente importadora de energia elétrica, com conseqüente redução da necessidade de investimentos em transmissão; • Melhor desempenho do sistema interligado de transmissão de energia elétrica, com a redução do seu carregamento, devido ao aumento do porte do parque gerador local; • Localização privilegiada, próxima a grandes centros consumidores (cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte); • Melhoria da confiabilidade do suprimento para as regiões do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. • Desde o início de sua operação, gerar toda a sua disponibilidade, ao contrário das usinas hidroelétricas, que levam um longo tempo na fase de motorização, quando o número de unidades geradoras é elevado. - Aspectos Ambientais: • Não emissão de gases ou partículas causadores do efeito estufa, de chuva ácida, de poluição urbana ou de alteração na camada de ozônio; • Não emissão de materiais particulados e metais cancerígenos e mutagênicos (arsênio, mercúrio, chumbo, cádmio etc.); • Não há impactos ambientais decorrentes do alagamento de grandes áreas. • Propicia o incremento do conjunto de medidas compensatórias, que já vêm sendo realizadas na região de Angra dos Reis, a serem definidas no processo de aprovação do Licenciamento Ambiental. - Aspectos Econômicos: • Aumento de encomendas de componentes na Nuclep (fábrica de equipamentos pesados, criada no âmbito do Acordo Nuclear Brasil-Alemanha, localizada em Itaguaí, RJ); • Aumento de encomendas em fabricantes e fornecedores de bens e serviços nacionais, com a conseqüente criação de empregos; • Custos de geração compatíveis com as demais opções de geração. • A sua retirada do programa, no horizonte decenal, exigiria a inclusão de usinas térmicas a gás natural, que não seria uma solução adequada, em função das dificuldades da garantia do suprimento do combustível, a perspectiva de elevação do seu custo e a dependência energética do país da importação do gás natural. - Aspectos do Ciclo do Combustível Nuclear: • Aumento da receita proveniente da venda de combustível nuclear, contribuindo para a economia de escala da Indústrias Nucleares do Brasil S.A.–INB, fabricante do combustível nuclear; • Completa nacionalização do combustível nuclear, com a utilização do processo industrial de enriquecimento isotópico por ultracentrifugação, desenvolvido de forma pioneira pela Marinha do Brasil; • Utilização de combustível nacional – urânio, existente e beneficiado no país, fazendo uso de suas reservas que são a 6ª maior do mundo, sem as implicações necessitar de suprimento externo. - Aspectos Industriais e Tecnológicos: • Consolidação de uma tecnologia de ponta, com elevado conteúdo estratégico; • Aproveitamento e não dispersão de valioso capital humano, altamente especializado e formado durante a implantação do Programa Nuclear Brasileiro; • Fortalecimento do sistema de ciência e tecnologia existente, através de programas conjuntos e consultorias específicas em universidades e centros de pesquisas, com criação de demanda para a formação e a qualificação profissional com um programa de tecnologia multidisciplinar; • Fortalecimento da indústria nacional como fornecedora de equipamentos de alta tecnologia, aumentando o seu poder de competição no mercado internacional; • Aumento da massa crítica de conhecimentos no setor nuclear brasileiro, permitindo futuras propostas de programas de centrais de menor porte para regiões que não disponham de potencial hidráulico competitivo; • Geração e consolidação de empregos qualificados na indústria, em empresas projetistas e centros de pesquisas. - Aspectos Regionais na Área de Influência da Central Nuclear: • Incremento na arrecadação de impostos e nas atividades econômicas regionais; • Investimento de 2% do valor do empreendimento na adoção de Unidades de Conservação Ambiental; • Desenvolvimento e melhoria da infra-estrutura local e regional, através da implementação dos programas compensatórios acordados especificamente para a implantação do empreendimento, incluindo a melhoria da rede rodoviária, implantação de hospital regional e treinamento de pessoal das administrações municipais; • Oportunidade de criação de cerca de 5.000 postos diretos e 10.000 indiretos de trabalho durante a construção da Usina (esse quantitativo poderá aumentar em situações de pico). Já na fase de operação de Angra 3, estima-se que serão criados cerca de 600 empregos diretos permanentes. • Consolidação da política de implementação de parcerias regionais entre a Eletronuclear e os municípios vizinhos, nas áreas de saúde, educação, saneamento, infra-estrutura, preservação ambiental, cultura e patrimônio histórico.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Angra 3: Simulação após Construção


Diretor do FMI alerta: "Crise de crédito ainda não passou"

Amigos,



Sábado à noite publiquei o post "Anatomia de Uma Crise: Hipotecas Subprime"
http://avezzano.blogspot.com/2007/10/anatomia-de-uma-crise-hipotecas.html descrevendo como entendo o que está acontecendo e deixando para meados deste mês de outubro o próximo acontecimento (ou sucessão de) que poderá ditar o rumo final da crise (a maior recessão em 25 anos?)

Hoje o "UOL Economia" traz um alerta do diretor-gerente do FMI, Rodrigo Rato, que afirma:

"A contração mundial de crédito é uma "crise séria" que não acabou e terá impacto nos orçamentos dos governos [...] "

"Os políticos não devem pensar que os problemas ficarão nos escritórios dos banqueiros" [...] Os problemas chegarão ao setor real, chegarão aos orçamentos [...] a contração de crédito, provocada pela crise dos créditos hipotecários de risco (subprime) nos Estados Unidos, não era "uma tempestade em copo de água" [...] "Os Estados Unidos desacelerarão [...] O crescimento na Europa parece menos forte que antes, e no Japão também, apesar de o Japão provavelmente permanecer em seu potencial"

"[...] Os mercados emergentes provavelmente sofrerão o impacto da crise [...] apesar do forte crescimento desses países, o nível a partir de agora dependerá do tempo de duração do desaquecimento nos Estados Unidos e Europa. "

Amigos,

Continuem com a cautela necessária.

Link da matéria no UOL Economia: http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/afp/2007/10/08/ult35u55583.jhtm

Histórico de Operação de Angra 2

Início da operação comercial: 01.02.2001

Geração bruta de energia:

2001 = 9.835.527,2 MWh
2002 = 9.841.746,2 MWh
2003 = 10.009.936,1 MWh
2004 = 7.427.332,2 MWh
2005 = 6.121.765,3 MWh
2006 = 10.369.983,8 MWh

Total = 53.606.290,8 MWh

O que aconteceu em 2004 e 2005?

Em 30 de novembro de 2004, Angra 2 foi desligada para pesquisa do aumento de umidade no interior do gerador elétrico.
Após diversos testes realizados pela Eletronuclear e pelo fabricante, constatou-se que havia um vazamento no sistema de refrigeração do rotor do gerador elétrico e optou-se pela substituição do rotor pelo equipamento similar estocado para a Usina Angra 3.
No dia 3 de abril de 2005, às 19h, Angra 2 retornou ao patamar de 82% de potência no reator, gerando 1.080 MW.