sábado, 27 de outubro de 2007

Oráculo - Conclusão

Se o oráculo de Delfos fosse apenas um embuste para espoliar monarcas crédulos, é claro que precisaria de desculpas para explicar os erros inevitáveis. Ambiguidades disfarçadas eram a sua principal mercadoria. Ainda assim, a lição da pítia é pertinente: mesmo a oráculos devemos fazer perguntas, perguntas inteligentes.



[...]

Oráculos - IV

[...]



Bem, ele acabou realmente sentindo a injustiça de toda a situação. Afinal, obeservara as regras do jogo. Tinha pedido o conselho da pítia, pegara generosamente, e ela lhe causara danos. Por isso, mandou outro emissário ao oráculo (com presentes muito mais modestos dessa vez, apropriados às suas circunstâncias mais mesquinhas) e perguntou:



"Como você pôde fazer isso comigo?"



Eis a resposta, tirada da História de Heródoto:



"A profecia dada por Apolo dizia que, se declarasse guerra à Pérsia, Creso destruiria um poderoso império. Ora, diante dessa resposta, se tivesse sido bem aconselhado, ele deveria ter mandado emissários fazer mais perguntas, para saber se a sacerdotisa se referia ao seu próprio império ou ao de Ciro. Mas Creso não compreendeu o que foi dito, nem fez novas perguntas. Por isso não deve culpar ninguém a não ser a si mesmo."



[...]

Oráculos - III

[...]



Para julgar a conveniência da invasão, mandou emissários consultarem o oráculo de Delfos. Podemos imaginá-los carregados de presentes opulentos - que, por sinal, ainda estavam expostos em Delfos um século mais tarde, na época de Heródoto. A pergunta que os emissários fizeram em nome de Creso foi:



"O que acontecerá, se Creso declarar guerra à Pérsia?".



Sem hesitar, a pítia respondeu: "Ele vai destruir um poderoso império."



"Os deuses estão conosco", pensou Creso, ou alguma coisa nesse sentido. "É hora de invadir!"



Lambendo os beiços e contando suas satrapias, ele reuniu seus exércitos e mercenários. Creso invadiu a Pérsia - e foi humilhantemente derrotado. Não só o poder lídio foi destruído mas ele próprio se tornou, no resto de sua vida, um patético funcionário na corte persa, oferecendo pequenos conselhos a autoridades quase sempre indiferentes - um ex-rei parasito.



[...]

Oráculos - II

[...]

Entre os suplicantes estava Creso, rei da Lídia. [...] foi na sua época e reinado que as moedas foram inventadas - cunhadas por Creso no século VII a.C. (Lídia ficava na Anatólia, atual Turquia). Dinheiro de argila foi uma invenção sumeriana muito mais antiga.



A ambição de Creso não podia ser contida dentro dos limites de sua pequena nação. E assim, segundo a História de Heródoto, ele imaginou que seria uma boa idéia invadir e subjugar a Pérsia, então a superpotência da Ásia ocidental. Ciro unira os persas e os medas, forjando o poderoso Império Persa.



Naturalmente, Creso tinha alguns temores.

[...] continua

Oráculos - Introdução

[...]

Apolo, um habitante do Olimpo, era o deus do Sol. Ele também se encarregava de outras questões, entre as quais a profecia. Era uma de suas especialidades. Todos os deuses olímpicos podiam ver um pouco do futuro, mas Apolo era o único que sistematicamente oferecia esse dom aos humanos. Ele estabeleceu oráculos, sendo o mais famoso o de Delfos, onde santificou a sacerdotisa. Ela era chamada Pítia, em referência ao píton, que era uma de suas reencarnações.



Reis e aristocratas - e de vez em quando pessoas comuns - iam a Delfos e suplicavam para saber o que estava por vir.


[...] continua


Delfos na wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Delfos

Apolo na Wikipedia:

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Faça-o errado. Rapidamente

Eu tenho minhas dúvidas e procuro sempre o caminho inverso ao que está sendo proposto nesse blog, neste post. Não experimentei por em prática o que está escrito aqui. Nem tampouco recomendo que você o faça.

Mas, como tudo aquilo que chama a atenção eu procuro registrar nesse blog, passo a seguir a versão livre de um artigo colhido no site http://www.marketingpilgrim.com/ e que, de certa forma, é consistente, pois fundamenta o tema com o exemplo de sucesso do Google (já virou lugar comum adotar-se o Google como o grande guru dessa nossa época).



Leia e tire você mesmo as suas próprias conclusões. Eu me limito a implementar a experiência onde os eventuais prejuízos não sejam de impacto razoável.


Mike Moran , um importante e respeita do autor, está de volta com um um novo livro: "Do It Wrong Quickly" (algo como: "Faça-o errado rapidamente") e analisa como grandes corporações deram-se bem experimentando e adaptando rapidamente, ao invés de perderem tempo aperfeiçoando.

O livro divide-se em três partes:

  1. Abertura: os consumidores de nosso tempo são participantes ativos no mercado. O monólogo das antigas campanhas publicitárias e de marketing hoje devem ser vistas e percebidas pelos consumidores como uma conversa, onde estas podem ser ouvidos a respeito daquilo que realmente esperam e desejam. Moran aconselha como ouvir os consumidores e prontamente atendê-los. Isso pode ser visto nas redes sociais da Inernet on eles se reúnem para discutirem sobre todos os temas (desde a melhor pizza da região até espaços para darem palpites e descreverem experiências, problemas, e satisfação que obtiveram com um determinado modelo de carro): blogs, vlogs, video, FaceBook, Flickr, Digg, Google, YouTube, etc.
  2. Observar o que os consumidores estão dizendo "online": Produzir e analisar parâmetros de comportamento (padrões de tráfego, palavras-chaves, visitantes únicos em sites institucionais, o que eles mais buscam no Google, no Yahoo, etc) e obter rapidamente pistas sobre o que fazer com seus produtos e suas campanhas de marketing; Moran descreve algumas ferramentas e alguns parâmetros interessantes:experiência de vídeos na Web, desenho e visual dos sites, facilidade de navegação, interatividade no site, etc.
  3. Fazer escolhas rapidamente: Moran incentiva a confiança em se fazer escolhas rápidas e encorajar os marqueteiros a exercerem o "falhe rápido". O melhor exemplo, segundo o autor, é o Google (sempre ele). Matt Glotzbach, diretor de produtos do Google afirmou recentemente que o cultura na empresa é lançar produtos rapidamente, freneticamente e então ouvir diretamente dos consumidores o que é preciso ser alterado, excluído ou acrescentado) para melhoria do produto. No Google, os programadores são encorajados a criarem novos produtos rapidamente. Em seguida, serão colocados online para imediata apreciação pelos usuários. Caso não repercutam como esperado, são adaptados rapidamente e enfim consolidados. Como nem tudo o que é produzido é garantia de sucesso, os fracassos são simplesmente eliminados e ninguém é punido pela iniciativa.

É isso aí

Lua Cheia



Veja nosso calendário lunar aí no canto superior da tela: é lua cheia (Full Moon).


Aqui em São Paulo chove desde ontem, há muitas nuvens e, pelo menos até agora, creio não ser possível hoje à noite.


Mas ela estará reinando nessa noite.


Boa noite de lua cheia para você!


A Lua Cheia afeta os nossos sentimentos, sendo um excelente ponto de transição no nosso dia-a-dia. Dedique cada minuto desta magia para a realização dos seus desejos mais intensos! Contemple


Astronomia

Passados 15 dias da Lua Nova, dizemos que a Lua está em oposição ao Sol. É Lua Cheia. Os raios solares incidem verticalmente sobre o nosso único satélite natural, iluminando 100% do hemisfério voltado para a Terra num certo momento (o horário da Lua Cheia). Essa é a pior ocasião para observar a Lua com telescópio. O satélite assume a forma de um disco prateado, refletindo para a Terra cerca de 7% da luz que recebe do Sol. A Lua Cheia é visível durante toda a noite, nascendo por volta das dezoito horas e se pondo às seis da manhã. Somente numa noite de Lua Cheia pode acontecer um eclipse lunar.





Xamanismo

No Xamanismo, a Lua Cheia é fertilidade, poder, sensualidade, representando o sentimento feminino, mostrando como lidar com as emoções e trazendo lembranças sobre as vidas passadas. É uma das energias preferidas para a realização de cultos mágicos e podem proporcionar sonhos muito importantes. Os xamânicos sempre oferecem rituais à Lua Cheia.


Wicca

Para aa Wicca, a melhor maneira de fazer contato com a Deusa é através das fases da lua. Celebrações em forma de caminhada, ceia com amigos ou meditação à luz do luar. Acender uma vela é sempre muito importante em cada fase da lua. A Lua Cheia, com a sua forma oval, sugere fecundidade, sendo considerada "A Deusa Mãe".

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

A Retomada de Angra 3: Início da operação comercial em maio de 2014

O Conselho Nacional de Política Energética – CNPE, em junho deste ano determinou a retomada da construção da usina Angra 3. Solicitou ainda que se providencie uma avaliação da sua tarifa de geração, e sua compatibilidade com os preços praticados nos atuais leilões de compra de energia dos novos empreendimentos de geração.

A expectativa é que até meados de dezembro de 2007 todos os estudos necessários estejam concluídos.

As seguintes metas deverão ser atingidas:
  • 2007 (dezembro) Estudos de viabilidade concluídos
  • 2008 (fevereiro) Licença Prévia (LP) - IBAMA
  • 2008 (abril) Licença de Instalação (LI) - IBAMA
  • 2008 (abril) Licença de Construção (LC) - CNEN
  • 2008 (maio) Retomada da construção
  • 2008 (outubro) Concretagem da laje de fundação do Edifício do Reator
  • 2014 (maio) Início da Operação Comercial de Angra 3

Fonte: http://www.eletronuclear.gov.br/noticias/integra.php?id_noticia=492

Maravilhoso Universo




Meu Caro Vinicius de Moraes: Violências Primaveris

"Meu caro Vinicius de Moraes,

Escrevo-lhe de Ipanema para lhe dar uma notícia grave: A Primavera Chegou.

Você partiu antes: É a primeira Primavera de 1913 para cá sem a sua participação.

Seu nome virou placa de rua. E nessa rua que tem o seu nome na placa, vi ontem três garotas de Ipanema que usavam mini-sais.

Parece que a moda voltou nessa Primavera.

Acho que você aprovaria.

O mar anda virado.

Hoje uma arestada muito forte, depois um sudoeste com chuva e frio.

São violências primaveris."

Abertura do filme "Vinícius"