sábado, 6 de outubro de 2007

Revista "Cult" traz Vinicius de Moraes

No site da Revista Cult (dou o link no final deste post) tem uma entrevista com duas (de um total de 9) ex-mulheres de Vinicius de Moraes: Gilda Mattoso e Gesse Gessy.

Também há a informação que a "Editora Jobim Music" está lançando "Cancioneiro Vinicius de Moraes", uma caixa com dois volumes. O primeiro é uma biografia, escrita por Sérgio Augusto, que reúne fotos, cartas, entrevistas e até anotações inéditas que revelam o processo de criação de Vinicius. O segundo volume, coordenado por Paulo Jobim, é um songbook com as partituras para piano de grande parte das canções do compositor.

Cancioneiro Vinicius de Moraes
Biografia
Sérgio Augusto
176 págs.

Obras Escolhidas
Coordenação: Paulo Jobim
304 págs.
Jobim Music

Revista Cult:
http://revistacult.uol.com.br/website/news.asp?edtCode=8FE51465-5268-40F5-8990-0D4D00C2B0A4&nwsCode=03078943-B5AF-4E37-BE55-E210807072FC

Anatomia de Uma Crise: Hipotecas "Subprime"


Não sou economista. Não trabalho diretamente com Economia. Sou formado em Engenharia e em Administração. Trabalhei por vinte anos no mercado de alta tecnologia e há alguns anos toco minha própria microempresa (small cap). Mas ouço o rádio, vejo TV, convivo com clientes, fornecedores, funcionários e navego pela Internet em busca de fatos relevantes.


Assim, não poderia deixar de olhar para o novo termo do jargão econômico que veio à tona com a crise no setor de crédito imobiliário norte-americano: “hipoteca subprime”.


E mais, para entender o que significa “subprime” tive que pesquisar outros termos: crise, especulação, bolha, “boom”, contaminação de mercados internacionais, para somente “arranhar” a superfície do tema. Mas foi bom. Agora entendo o que se passa e posso até entender quando um instituto internacional ou algum analista econômico diz que pode estar se formando a amior crise econômica dos últimos 25 anos.


Sei lá, tudo é possível nesses tempos em que “tudo muda tão velozmente que ninguém sabe como o sistema funciona” e que “um investimento perfeitamente sensato na segunda-feira pode se tornar uma especulação tola no dia seguinte”.


Anatomia de uma Crise Típia


Encontrei o modelo de Hyman Minsky( http://en.wikipedia.org/wiki/Hyman_Minsky) , um homem com a reputação de ser particularmente pessimista em sua ênfase na fragilidade do sistema monetário e na propensão deste ao desastre.


Em poucas palavras, Minsky atribui grande importância ao papel das estruturas de débito (empréstimos bancários, cartões de crédito, financiamentos de longo prazo, empréstimos pessoais diretos, etc) como causadoras de dificuldades financeiras e especialmente às dívidas contraídas para financiar (adquirir sem que se tenha os recursos suficientes) a aquisição de ativos especulativos para posterior revenda. Isso porque a expansão do crédito aumenta a oferta total de dinheiro .


O “boom” no mercado imobiliário norte-americano ocorreu de novas hipotecas “subprime”, que permitiram a pessoas de menor renda ou de histórico de crédito ruim (caloteiros ou apenas pessoas que pensavam ter fôlego para honrar novas dívidas - na euforia por ganhos especulativos futuros, os bancos não exigiam qualquer comprovação de renda )adquirirem suas casas próprias. Devido a suas características, essas pessoas pagam taxas de juros mais altas, dando mais dinheiro aos credores - enquanto os pagamentos continuam sendo honrados.
Até aí tudo bem.


Mas o anseio de especular está presente (entenda-se por “especular” aquelas compras de casas feitas com a intenção de revenda, e não de utilizá-las para moradia: o sujeito ía ao banco, tomava dinheiro emprestado para adquirir a sua casa mas, ao invés de mudar-se para esse novo lar, tinha a intençao de revendê-la por um preço superior àquele que comprara e contraíra a correspondente dívida com um banco. Com o preço maior que obtinha – ou esperava obter - com a valorização da casa, quitava seu débito com o banco e embolsava a diferença).


E o anseio de especular transmutou-se (jargão da Alquimia) em demanda (intençao de compra) de mais e mais casas. Após algum tempo o crescimento da demanda exerceu pressão sobre a capacidade de se contruir novas casas. Os preços subiram, propiciando o parecimento de novas oportunidades de lucro e atraindo ainda mais empresas e investidores. Desenvolve-se uma reação positiva à medida que novos investimentos levam a aumentos de renda que estimulam outros investimentos e outros aumentos de renda.


É a fase da “euforia”.


E quando há euforia, o número de empresas e particulares que incidem na prática especulativa cresce, trazendo consigo segmentos da população que normalmente mantém-se à parte de tais aventuras, especulação e lucro afastam-se do comportamento normal e racional em direção ao que tem sido descrito como “manias” ou “bolhas”.


Nesse ambiente, um grupo maior de pessoas procura se enriquecer, semuma real compreensão dos processos envolvidos. Não é surpresa, pois, que fraudes e esquemas floresçam.

A Explosão da Bolha (“boom”)


No limite, o pior aconteceu: muitas hipotecas do tipo subprime se tornaram inadimplentes (lembre-se que as exigências para a concessão de crédito foram extremamente reduzidas lá no início do processo que desemboca agora numa crise). Os investidores bateram em retirada. As exigências de concessão de crédito agoram tomaram o sentido inverso: tornaram-se mais rigorosas.

Com isso, o número de compradores de casas diminui (ao mesmo tempo em que novas empresas, na fase da euforia passaram a investir na contrução de novos imóveis) e, para livrarem-se de seus “estoques imobiliários”, as construtoras estão derrubando os preços.
Pimba: Os preços das casas estão “caindo”.


E aqueles que adquiriram suas casas com finas especulativos esperando justamente a valorização de seus imóveis? Perderam, pois o valor de mercado de suas casas hoje é mais baixo do que a dívida que possuem com os bancos. A aposta deu errado.
A quebradeira foi geral: a bolha estorou.


Especulação – euforia – mais especulação – bolha – mais especulaão – mais euforia + ..... + euforia + ...... ... Boom!


Entendi. Mas, e eu com isso?


Moro no Brasil e já paguei pela minha casa (estou pagando pelo carro).


O Lula disse que não entende porque se um americano deu calote no banco, a Bovespa cai, as ações se desvalorizam e oi risco de uma crise sai dos limites dos EUA e afeta o mundo todo.


Contaminação dos Mercados Globais


Bem, o subtítulo já dá uma písta: os mercados são “globais”.

Embora o modelo de Minsky, que até aqui nos ajudou a entender a crise, esteja limitado a um único país, a euforia, a especulação e seus efeitos tem a tendência histórica de expandir-se de um país a outro.


Os caminhos são muitos:


  • Commodities e ativos negociados internamente cujos preços aumentam em um mercado, em outros têm seus preços aumentados através de arbitragem.

  • O mercado ineternacional comunica as diferenças de receita entre determinado país e outro por meio da queda ou aumento de importação. O câmbi é alterado (O Dólar caiu, O Dólar subiu, etc...);

  • Fluxos capital

  • Fluxos de ouro

O Fed


Na óptica de alguns economistas, o ciclo “especulação – euforia – bolha – boom” acaba exigindo a intervençãos dos Bancos Centrais como salvadores da pátria. Foi o que fez o Fed para acalmar os nercados de crédito ao cortar a meta para a sua taxa de fundos em 50 pontos-base (0,5 ponto percentual), de 5,25% para 4,75% - O movimento surpreendeu muitos analistas que estavam à espera de um corte mais modesto de 25 pontos-base (ou, 0,25%).

Para outros economistas, o "estímulo" agressivo do Fed foi na realidade nefasto: Não somente pavimentará a estrada rumo a uma inflação de preços mais elevada que os americanos já viram em décadas, mas também àquela que poderá ser a maior recessão em 25 anos.



Isso porque um novo ciclo pode estar por vir:la manutenção de taxas de juros artificialmente baixas, fazem com que os negócios se expandam, trabalhadores ejam contratados, recursos sejam empregados em investimentos e assim por diante, mesmo que esses projetos não se justifiquem pela real oferta de poupança da economia. Quanto maior for o “estímulo”, maiores serão as aplicações incorretas de recursos.



Como base para essa previsão, os analistas citam o período que vai de 2001 a 2004, quando o Fed manteve taxas (reais) no nível mais baixo desde o final dos anos 1970. Uma das consequencias que já se manifestaram foia bolha do mercado imobiliário.


Conclusão


Amigos, perdoem-me agum desvio grosseiro, mas, como disse no início, sou engenheiro, administrador e microempresário. Não sou economista e apenas resumi aqui aquilo que entendi.
Mas como participante do dia-a-dia da economia, sinto-me credenciado a elucubrar e por minha cabeça para funcionar, e não somente ficar na dependência de analistas econômicos, pronunciamentos do Mantega ou de outros veículos de informação.



Ah, a propósito, já publiquei um “post” por aqui onde cito uma informação de que em meados de outubro, ou seja, daqui a poucos dias, com a publicação dos balaços de bancos e de centenas de corretoras de seguros norte-americanas teremos condições de prever o que vai dar.



Cautela amigos.

Palavras de Sabedoria - Dalai Lama

"Não importa com quem estejamos, sempre pensamos algo parecido com:"Eu sou mia forte do que ele", "Eu sou mais bonita do que ela", Eu sou mais inteligente", "Eu sou mais rico", "Sou mais qualificado", e assim por diante, o que gera um excesso de orgulho. Não há nada pior. Precisamos, isto sim, praticar a humildade."

[Dalai Lama]

Os Revolucionários da Administração: Max Weber

Max Weber
Sociólogo alemão
(1864 0 1920)

"A organizaçõ dos cargos segue o princípio da hierarquia, isto é, cada cargo inferior está sob controle e supervisão de um mais elevado."

Idéia inovadora
Modelo burocrático de organização

Obra mais importante
The theory of social and economic organization

Número de Reatores Nucleares no MUndo


Os dados são de novembro de 2006.

Nova Audiência Pública sobre Angra 3

[ 05/10/2007 ]

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) anunciou, hoje, 05/10/2007, que promoverá mais uma Audiência Pública sobre a Unidade 3 da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, Angra 3, da Eletronuclear. Nessa oportunidade serão discutidos o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) da Usina. A audiência será realizada no dia 26 de novembro, a partir das 17h, na cidade do Rio de Janeiro. O endereço é Rua Machado Coelho número 100 - Centro de Convenções da Cidade Nova. O mesmo tema já foi discutido em 17 reuniões preparatórias nos municípios de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e Rio de Janeiro, e em três Audiências Públicas. Nessas oportunidades um total de aproximadamente 3000 pessoas participou das discussões. Essas reuniões foram motivo de extenso relatório que foi enviado ao IBAMA. A Eletronuclear está fazendo ampla divulgação da próxima Audiência Pública, utilizando jornais com distribuição na região de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro, Volta Redonda, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Brasília, além de rádios regionais (A.Reis e Paraty). Diversas notas jornalísticas estão sendo distribuídas para que a informação atinja um público ainda maior. Tudo isso para motivar a participação popular na Audiência.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Angra 1: Vaga-lume?


Nos primeiros anos de sua operação, Angra 1 enfrentou problemas com alguns equipamentos que foram substituídos ou modificados: os 48.000 tubos dos condensadores foram trocados por tubos de titânio; alguns transformadores e os inversores estáticos foram substituídos e dois novos geradores a diesel de emergência foram instalados.

Também foram implementadas ações administrativas e técnicas que culminaram com uma melhoria muito grande no desempenho operacional da Usina.

Esses problemas foram sanados de forma adequada há vários anos, fazendo com que hoje a Usina opere em padrões de desempenho compatíveis com a prática internacional.
Em 1999, a unidade 1 funcionou durante 359 dias e gerou 3.976.943 MWh. Um recorde, uma vez que a média de funcionamento anual era de 300 dias. Atendeu a cerca de 12% do consumo de eletricidade no Estado do Rio de Janeiro.
[...] Em 1999, a unidade 1 funcionou 359 dias e gerou quase 4.000.000 MWh [...] atendeu a cerca de 12% do consumo de eletricidade no Estado do Rio de Janeiro".

Em maio de 2000, foi feita uma parada para reabastecimento e revisão periódica da unidade, após a qual a usina se manteve durante 270 dias funcionando ininterruptamente.
Em 2001, a Usina Angra 1 funcionou durante 303 dias e gerou 3.853.499,2 MWh, mantendo-se na média de funcionamento anual de 300 dias. Nesse ano, Angra 1 realizou sua 10ª parada para reabastecimento e revisão periódica com duração de 61 dias.
No ano de 2002, a Usina teve um desempenho ainda melhor que o do ano anterior batendo, inclusive, o recorde de geração do ano de 1999: gerou 3.995.104 MWh em 314 dias de operação. Entre o final de julho e o início de setembro, realizou sua 11ª parada para reabastecimento e revisão periódica com duração de 46 dias.
Em 2004, bateu o seu recorde de produção com um fator de disponibilidade de 91%.
Em 2005, Angra 1 gerou um total de 3.731.190 MWh, com um fator de disponibilidade de 90,3%.
Em 2006, Angra 1 gerou um total de 3.399.4264 MWh, com um fator de disponibilidade de 74,9%.
[...] Em média, nos últimos dois anos, Angra 1 atendeu a 11% do consumo de eletricidade do Estado do Rio de Janeiro.
Transcrição do site da Eletronuclear:

Usina Nuclear de Angra: Dados de Operação


Estes são os dados de operação da Usina Nuclear de Angra dos Reis.
Fato Relevante:
"Em 20/09/07, Angra 1 foi desligada automaticamente devido à atuação da proteção do gerador elétrico. A previsão de retorno da Unidade é 12/10/2007. "

A Microsoft quer os Seus Dados Médicos


Planejado para ser lançado hoje, um novo serviço da Microsoft propõe-se a armazenar todos os seus dados médicos em um só local.
A proposta da Microsoft:
  • "[...] Imagine se você tivesse uma forma de coletar, armazenar e compartilhar informações vitais da sua saúde visando ao seu bem-estar" [...]
  • Você poderá pesquisar a Web em busca dos mais avançados tratamentos, consultar registros médicos, receber os resultados de seus exames laboratoriais e clínicos, ou monitorar informações de seu estado físico."
"HealthVault" é a nova maneira, gratuita, de fazê-lo.

Haverá pessoas o bastante para confiarem seus dados pessoais à gigante do software?
Detalhes no site do serviço:

A Tecnologia por Trás da Amazon.com


Segundo os técnicos de IT da Amazon.com:
"Os usuários da Amazon devem estar aptos a visualizar e até mesmo adicionar itens a seu carrinho de compras mesmo se os discos estiverem falhando, as redes estiverem instáveis, ou os datacenters estiverem sendo destruídos por tornados."
(trad. livre)
Convenhamos: é um desafio e tanto suportar milhares de transações simultâneas em regime 24/7.

No cerne está um sistema de armazenamento distribuído de dados tocado por um software proprietário desenvolvido pela própria Amazon denominado Dynamo.
A idéia por trás do Dynamo é que disponibilidade e responsividade do serviço sempre serão itens prioritários.
Para assegurar a continuidade, o Dynamo utiliza-se da "optimistic replication" (replicação otimista), que copia dados a vários servidores, assegurando que todas as réplicas estejam sempre atualizadas de acordo com os valores apropriados.

Um "paper" está disponível para quem se interessar em http://s3.amazonaws.com/AllThingsDistributed/sosp/amazon-dynamo-sosp2007.pdf

Mapas em Branco (Templates customizáveis)

Amigos,
 
Post rápido.
 
No endereço abaixo você poderá conseguir mapas em branco.
 
Sim, mapas em branco para inserir em suas apresentações. São facilmente customizáveis, pois você poderá pintar, adicionar informaçõe, ect.
 
Prático e útil.
 

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Palavras de Sabedoria: Dalai Lama

"A essência de toda vida espiritual é a emoção que existe dentro de você, é a sua atitude para com os outros. Se a sua motivação é pura e sincera, todo o resto vem por si. Você pode desenvolver essa atitude correta para com seus semelhantes baseando-se na bondade, no amor, no respeito e sobretudo na clara percepção da singularidade de cada ser humano."

Alguns Dados Sobre Angra 3





Angra 3





  • Projeto polêmico suspenso há 21 anos;

  • Deve custar aproximadamente US$ 3,7 bilhões (cerca de R$ 7 bilhões).

  • A previsão é de que Angra 3 fique pronta em 2013, caso não surjam muitos problemas relacionados a licenças ambientais e financiamento do projeto.

  • A usina integrará o complexo de usinas da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), local onde também estão instaladas Angra 1 e Angra 2, e sinaliza uma potencial retomada do uso da tecnologia atômica na matriz energética brasileira.

  • A decisão ainda precisa ser ratificada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já se declarou favorável à opção nuclear para geração eletricidade como fonte auxiliar na matriz energética brasileira, fortemente sustentada nas hidrelétricas.

  • Para que a obra seja retomada é necessário um decreto regulamentando a comercialização da energia produzida por Angra 3 pela Eletronuclear.

  • Apesar da oposição de ambientalistas, a eletricidade gerada por reatores nucleares está retomando apelo em vários países no mundo, devido ao fato de não gerar emissões de gases que compõem o efeito estufa, e pelo estímulo indireto dos altos preços do petróleo e do gás utilizados em termelétricas.

  • Dois reatores já em operação em Angra geram cerca de 2 mil megawatts, ou cerca de 3% da eletricidade do Brasil. O novo projeto vai gerar cerca de 1,35 mil megawatts.

  • Um estudo do governo indica a possibilidade de construção de entre quatro e oito novas usinas nucleares até 2030.

  • Apesar de o Brasil possuir tecnologia nuclear desde a década de 1980, o país tem apenas dois reatores nucleares contra 437 no mundo (30 novos estão em construção) que correspondem a 16% da eletricidade mundial a cada ano.

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2007/06/25/296508430.asp



Hoje publiquei post sobre o renascimento da energia nuclear como fonte de geração de eletricidade nos Estados Unidos.



Agora você tem elementos para opinar sobre a retomada da energia nuclear no Brasil.s comentários.

Angra 3 e o Greenpeace


Transcrição integral do site do Greenpeace:

Na luta contra Angra 3
Em setembro de 2002, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) autorizou a Eletronuclear, empresa estatal que pleiteia a construção de Angra 3, a iniciar o licenciamento ambiental, o debate sobre a armazenagem dos rejeitos radioativos e o equacionamento econômico-financeiro da proposta.
O Greenpeace tem trabalhado para demonstrar que é possível atender às necessidades crescentes da população e estender a eletrificação aos mais distantes rincões do país através de fontes de energia renováveis.

Escolha energia Limpa

O Greenpeace tem em suas raízes a oposição à energia nuclear, seja ela para os alegados "fins pacíficos", seja para armamentos. A organização surgiu em 1971 através da ação de um grupo que pretendia mostrar a sua rejeição aos testes com bombas nucleares que eram realizados no Pacífico. No Brasil, desde a sua chegada em 1992, o Greenpeace tem se manifestado contra a
energia nuclear, escolhendo como alvo de sua primeira ação no país a Central de Angra dos Reis.
Se por um lado, o "apagão" de 2001 ressuscitou o ultrapassado projeto nuclear brasileiro, por outro lado demonstrou que é possível criar uma nova matriz energética para o país, contemplando a redução de desperdícios e privilegiando a geração de energia a partir de fontes limpas, renováveis, economicamente viáveis e socialmente justas.Boa parte dos brasileiros ainda não recebe eletricidade em suas casas. Cerca de 40% das escolas em zonas rurais não possui luz elétrica. Imensas áreas no Norte e no Centro-Oeste do país não são atendidas pela rede de distribuição de energia. O Brasil precisa rever a sua maneira de gerar energia e o CNPE poderá desempenhar um papel importante nessa mudança, optando por abandonar de vez velhas propostas e por viabilizar formas de energia modernas, seguras e limpas.


Angra 1 está em Processo de Reparo: Desligada


No site da Eletronuclear há dois medidores que indicam os níveis operacionais das usinas nucleares Angra 1 e Angra 2.


Ao lado, um "screenshot" com os valores de hoje.
Angra 1 está em processo de reparo após um "desligamento automático" não programado decorrente de defeito na "excitatiz do conjunto turbo-gerador".

Energia Nuclear no Brasil: A Eletronuclear


A Eletrobrás Termonuclear S/A foi criada em 1997 com a finalidade de operar e construir as usinas termonucleares do país.

Subsidiária da Eletrobrás, é uma empresa de economia mista e responde pela geração de aproximadamente 2,5% (desempenho de 2005) da energia elétrica consumida no Brasil. Pelo sistema elétrico interligado, essa energia chega aos principais centros consumidores do país e corresponde, por exemplo, a mais de 50% da eletricidade consumida no Estado do Rio de Janeiro, proporção que se ampliará consideravelmente quando estiver concluída a terceira usina (Angra 3) da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).

Atualmente estão em operação as usinas Angra 1, com capacidade para geração de 657 megawatts elétricos, e Angra 2, com potência de 1.350 megawatts elétricos. Angra 3, que será praticamente uma réplica de Angra 2 (incorporando os avanços tecnológicos ocorridos desde a construção desta usina), também está prevista para gerar 1.350 megawatts.

A CNAAA, situada em Itaorna, município de Angra dos Reis, foi assim denominada em justa homenagem ao pesquisador pioneiro da tecnologia nuclear no Brasil e principal articulador de uma política nacional para o setor. Embora a construção da primeira usina tenha sido sua inspiração, o almirante, nascido em 1889, não chegou a ver Angra 1 gerando energia, pois faleceu em 1976. Mas sua obra persiste na competência e capacitação dos técnicos que fazem o Brasil ter hoje usinas nucleares classificadas entre as mais eficientes do planeta.

O Renascimento da Energia Nuclear nos EUA


Durante as últimas três décadas, a energia nuclear não tem estado em evidência no noticiário e nem nas mentes dos norte-americanos.

Atacado por ambientalistas preocupados com os resíduos produzidos pelo combustível radioativo, o setor de energia nuclear norte-americano também enfrentou o desprezo de investidores e usuários no início dos anos 80 depois que grandes projetos fracassaram, deixando financiadores e clientes com a conta.

Mas este cenário está mudando.


O segmento de energia nuclear norte-americano não é palco de incidentes desde o derretimento do reator na usina nuclear de Threee Mile Island em 1979, e os ativistas do meio-ambiente voltaram seus ataques aos geradores termoelétricos e a emissão de dióxido de carbono que produzem.

Enquanto isso, a volatilidade e a alta dos preços do gás natural tem diminuído a atratividade dessa fonte de energia para a geração de eletricidade.

Mas essa mudança de percepção da energia nuclear como fonte de geração de eletricidade tem fundamentos no rigoroso controle exercido pela "Nuclear Regulatory Commision" sobre o setor, além da mudança nos processos de aprovação de novas plantas nucleares.

O antigo procedimento para aprovação de novas instalações nucleares dava-se em dois passos: 1) concessão da licença preliminar para a construção, e 2) concessão da licença para a entrada em operação. Esse procedimento trazia riscos muito grandes aos construtores, que poderiam ser impedidos de ligarem suas usinas recém-construídas e -las em operação.


Hoje, o novo procedimento combina a concessão das licenças de construção e de entrada em operação de novas instalações nucleares em apenas um documento, eliminando o risco dos construtores e reduzindo os custos finais da operação.

A combinação "energia limpa" - "custos mais baixos de implementação", resultando em "contas de luz mais baixas" estão fazendo da energia nuclear a fonte preferencial na produção de eletricidade.





quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Palavras de Sabedoria: Breves Palavras

"Qualquer coisa que contradiga a experiência e a lógica deve ser abandonada."
Dalai-Lama

Dalai Lama: Palavras de Sabedoria

"Se tivéssemos de escolher entre conhecimento e virtude, a última seria sem dúvida a melhor escolha, pois é mais valiosa. O bom coração que é fruto da virtude é por si só um grande benefício para a humanidade. O mero conhecimento, não."

LP Garota de Ipanema - 1967


Garôta de Ipanema
Vinicius de Moraes
Philips . 1967

Faixas:
1. Noite dos mascarados
2. Lamento no morro
3. Surf board
4. Ela é carioca
5. Poema dos olhos da amada
6. A queda
7. Tema de abertura (Garota de Ipanema)
8. Por você
9. Chorinho
10. Ária para se morrer de amor
11. Rancho das namoradas
12. Tema da desilusão (Garota de Ipanema)
Visite o site oficial com informações completas do disco: http://www.viniciusdemoraes.com.br/discografia/sec_discogra_discos.php?id=5

Tendências da Web 03: Mundos Virtuais

A vida está se tornando mais "digital" e o que é "digital" está se tornando mais vivo.

De um lado temos o exemplo do crescimento acelerado do "Second Life" e outros mundos virtuais. De outro lado estamos começando a explicar e identificar nosso planeta com informações digitais através de tecnologias como o "Google Earth".

O que é Vida Digital?

Encontrei uma definição em inglês bastante interessante, a qual traduzo livremente aqui:

Definimos vida digital como sendo uma coleção de tecnologias que estão trazendo os entes (desenhos, programas, cenários, modelos, algoritmo) digitais para a vida como estamos acostumados (os bits e bytes agora não apenas preenchem planilhas e aparecem em caracteres hexadecimais). Eles (os entes digitais) agora se parecem comigo (avatar), com meu vizinho, como meu cachorro, com nossos meios de transporte, nossa paisagem , enfim, nossos mundos (o meu mundo, o seu mundo, e assim por diante)

Esses mundos:
  1. Misturam o real e o imaginário, obedecem as leis da física da mesma maneira que as quebram (dois corpos num mesmo lugar ao mesmo tempo, deslocamentos instantâneos, passagem através de paredes, etc);
  2. Têm conceitos de mercado e de dinheiro;
  3. Possuem cidades e ilhas;

E, acima de tudo, são novos veículos para inovação e expressão pessoais (você cria o seu personagem como quiser, com as características que mais apreciar, frequenta lugares, conversa online com outros, interage, faz contatos e até pode fechar negócios na vida real a partir da sua vida digital virtual - na verdade, a vida do seu personagem - avatar).

Hoje o expoente maior da vida digital é o Second Life (já tem 8.000.000 de habitantes vivendo, conversando, passeando, interagindo).

Lá as barreiras da física são quebradas, pois basta apertar um botão e você (ou melhor, o seu avatar) vai de um país a outro: acabaram-se as fronteiras.

Essa tendência da web vai, certamente, mudar nossa vida (alguns bancos e empresas reais já abriram suas filiais no Second Life e já aceitam abertura de contas, compra e venda de bens, etc)

terça-feira, 2 de outubro de 2007

O Projeto "Genográfico" (Genographic Project)


Assistindo a um pequeno documentário na recém-aberta Joost TV, fiquei maravilhado.
A IBM em parceria com a National Geographic estão levando adiante o Projeto Genográfico (Genographic Project). Conforme slogan no site do projeto:

"A IBM e o National Geographic conceberam o "Projeto Genográfico"´para ajudar a responder a questões fundamentais a respeito da migração humana. De onde viemos? E como chegamos até aqui?"
Trata-se de um ambicioso projeto com um horizonte de duração de cinco anos. Durante esse período, amostras de DNA serão coletadas ao redor do mundo e servirão como dados para a elaboração de um mapa que descreverá como a Terra foi povoada.

No site do projeto há um convite para que se adquira um kit no valor aproximado de US 100. Com o kit virá farta documentação a respeito do projeto e um ID sigiloso para que o volutário-curioso confira suas origens a partir da amostra de seu DNA enviada aos laboratórios do projeto.

Posts similares já foram publicados aqui no Cotidiano:

O projeto "23andMe"

A Jornada da Humanidade em Flash

A página do Projeto Genográfico é:

Água Engarrafada da Amazônia


O investidor norte-americano Jeff Moats (ex funcionário da extinta "Digital Equipment" no Brasil e ex-consultor do Banco Mundial no Brasil) planeja iniciar as vendas em larga escala a supermercados e restaurantes de uma nova marca de água "superpremium" denominada "Equa".


Até aí seria apenas mais uma "startup" a competir com marcas consagradas nos EUA como Fiji ou Voss por uma fatia no mercado de águas "premium".

A novidade: A água será engarrafada na Amazônia brasileira.

Enquanto ambientalistas podem estar preocupados, Moats acredita que a pureza e o requinte das garrafas de design primoroso fará do novo produto um sucesso.


E mais. Para Moats, "Provavelmente o Brasil seja o último lugar na Terra que ainda possua mistério e misticismo."

E aí?
Vai uma água "botlted in Brazil?"

Museu Contemporâneo de Fotografia

Amigos leitores,
 
Segue uma dica de site com fotos contemporânes muito interessantes e, às vezes, impactantes.
 
Trata-se do MoCP (Museum of Contemporary Photography) e suas imagens.
 
 
Visite pessoalmente:

Museum of Contemporary Photography
Columbia College Chicago
600 S. Michigan
Chicago, IL 60605
312.663.5554

 

 

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A Nova Ordem Mundial

Como por força de alguma lei natural, parece que em cada século surge um país com poder e vontade, ímpeto intelectual e força moral para moldar todo o sistema internacional aos seus próprios valores:

  • No século XVII, a França do cardeal Richelieu introduziu a maneira moderna de tratar as relações internacionais, baseada no estado-nação e tendo os próprios interesses nacionais como objetivo permanente;
  • No século XVIII, a Inglaterra criou o conceito de equilíbrio de poder, que dominou a diplomacia européia dos duzentos anos seguintes;
  • No século XIX, a Áustria de Matternich reconstruiu o Concerto da Europa e a Alemanha de Bismarck o demoliu, tornando a diplomacia européia o jogo a sangue frio da política de poder.

No século XX, nenhum país influenciou as relações internacionais de maneira tão forte - a ao mesmo tempo tão ambivalente - como os Estados Unidos. Nenhuma sociedade foi tão firme em não admitir intervenções nos assuntos internos de outros estados, mas sustentou com mais fervor que seus próprios valores tê aplicação universal. Nação alguma foi mais pragmática na conduta diplomática do dia-a-dia, nem mais ideológica nas convicções morais. País nenhum relutou mais em engajar-se no exterior, enquanto fez alianças e assumiu compromissos de alcance e amplitude precedentes.

[...] duas posturas contraditórias de política externa [...] servindo de farol para o resto da humanidade [...] a obrigação de promovê-los (os valores norte-americanos) no mundo inteiro."

Assim começa o livro "Diplomacia", de Henry Kissinger, segundo o ex-Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Felipe Lampreia:

"Diplomacia é um dos mais importantes estudos já publicados sobre a história internacional dos últimos séculos e irá permanecer como referência indispensável para as gerações futuras."

O livro é imperdível.

A Era da Ansiedade

"Sempre que se evoca uma teoria da administração, medo e ansiedade parecem se seguir. Peça uma explicação em uma fábrica fechada na Bavária ou em um hospital reorganizado em Newcastle e você ouvirá uma linguagem anódina que faz a demissão de pessoas soar mais como uma decisão científica do que como uma tragédia humana: funcionários demitidos foram "fruto do downsizing", foram "separados" ou "divididos", estão "sem atribuição" ou foram "deslocados proativamente"

É o moderno "pé na bunda".

Os Revolucionários da Administração: David Packard

David Packard
Executivo norte-americano
(1912 - 1996)

"Você não deve se vangloriar do que já conseguiu fazer, mas seguir em frente e encontrar algo melhor para realizar."

Idéias inovadoras
Administrar percorrendo todos os setores
Envolvimento dos empregados

Obra mais importante
The HP way

A Sociedade "Nunca" Progride

"A sociedade nunca progride. Recua tão rápido num lado quanto avança no outro. Passa por mudanças contínuas. É bárbara, civilizada, cristianizada, rica, científica, mas ....

para tudo o que é dado, algo é tirado."

Ralph Waldo Emerson
"Self-Reliance", Essays: First Series (1841)
Segundo Carl Sagan:
"O século XX será lembrado por três grandes inovações:
  1. meios sem precedentes de salvar, prolongar e intensificar a vida;
  2. meios sem precedentes de destruir a vida, inclusive pondo a nossa civilização global pela primeira vez em perigo;
  3. e percepções sem precedentes da natureza de nós mesmos e do universo.

Todos esses três desenvolvimentos foram realizados pela ciência e tecnologia, uma espada de dois gumes afiados. Todos os três têm raízes no passado distante"

Regras do Sudoku - Para que ainda não conhece

Amigos,

O Sudoku já é famosos na Web mas, confesso, aprendi a jogá-lo somente no final de semana que passou.

Como acredito que muitos de nossos leitores também não conhecem o jogo e, aproveitando o "widget" que coloquei no Blog, aqui vão as regras:

  • O Sudoku é jogado numa malha de 9x9 quadrados, dividida em sub-malhas de 3x3 quadrados, chamada "quadrantes";
  • O jogo inicia-se com alguns dos quadrados ja preenchidos com alguns números;
  • O objetivo do Sudoku e preencher os quadrados vazios com números entre 1 e 9 (apenas um numero em cada quadrado) de acordo com as seguintes regras:
  1. Um número pode aparecer apenas uma vez em cada linha;
  2. Um número pode aparecer apenas uma vez em cada coluna;
  3. Um número pode aparecer apenas uma vez em cada quadrante.

Link: http://www.sudoku.name/index-pt.php

Sudoku: Agora no Cotidiano



Amigos leitores,
Inclui na coluna da direita (lá embaixo) um tabuleiro de Sudoku (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sudoku).
Divirta-se

Palavras de Sabdoria: Indicação de Leitura

Não sou budista, mas tenho como meu livro de cabeceira o pequeno livro "Momentos de Sabedoria", que contém ensinamentos essenciais sobre o budismo, e foi escrito pelo Dalai Lama, um dos maiores líderes espirituais do nosso tempo.

Estas lições associam a sabedoria antiga à compreensão dos problemas da vida moderna e nos estimulam a refletir sobre a importância do amor, da compaixão e da necessidade da responsabilidade individual.

Meu destaque: "Responsabilidade individual."

Reflita

"Sua Santidade, o
Dalai-Lama
Palavras de Sabedoria"
Editora Sextante

domingo, 30 de setembro de 2007

A Plasticidade do Cérebro

Toma corpo nos meios científicos a idéia de que podemos moldar nosso cérebro de acordo com os estímulos exteriores que filtramos e através das crenças, orações, etc que temos como  verdades.
 
Embora condicione de muitas maneiras a nossa experiência no mundo, o cérebro também possui uma capacidade espantosa de reconfigura-se de acordo com a informação que recebe de fora.
 
Pequenas metamorfoses neurológicas ocorrem todos os dias em nossa vida: a plasticidade é o mecanismo pelo qual o cérebro responde aos estímulos do mundo exterior e, talvez, do nosso "mundo interior" (oração, prece, fé, confiança, alegria): Podemos "reconfigurar" o nosso cérebro para modificar nossas habilidades, nosso comportamento, noss "jeito de ser".
 
Acreditar, orar, crer, ter confiança, .... são atitudes que moldam nosso cérebro no nosso cotidiano.
 
Pratique
 
Via: Revista Veja 26.09.2007