A Internet pode fornecer aos pesquisadores de mercado (marqueteiros) um enorme espaço para colher informação dos consumidores a respeito de sua opinião a respeito de um determinado produto.
Todavia, a validade e a confiança dos resultados obtidos depende do segmento para o qual a pesquisa de mercado é feita.
Para sorte das empresas que pesquisam as tendências no segmento de videogames, se existe alguma coisa que os amantes desse jogos mais gostam de fazer depois de jogar, é discutir suas características em blogs, fóruns e "message boards".
Lendo esses blogs e fóruns dedicados aos videogames, os pesquisadores de opiniões podem conhecer qual é o sentimento geral dos consumidores a respeito de um determinado produto, especialmente nesse caso, onde os jogadores, quando se entusiasmam com um determinado produto, não se cansam de partilhar experiências e emitir suas opiniões.
Acreditando, assim, na veracidade e no significado que os blogs, fóruns e message board dão aos videogames, a empresa canadense BrandIntel, monitorando o Google fez um levantamento e obteve o seguinte "rank" (de 1 a 5) sobre os videogames "Next generation":
Wii [Nintendo] = 3,5 pontos
Xbox360 [Microsoft] = um pouco abaixo de 3,5 pontos
PlayStation 3 [Sony] = 3,0 pontos
A BrandIntel utiliza-se de regras e softwares de processamento de linguagem para
descartar aqueles dados (comentário, opiniões, impressões, sentimentos) que serão computados na pesquisa.
No caso do relatório sobre consoles de videogames, a empresa começou com a análise de 437.000 hits e, através dos softwares de linguage e outros recursos, chegaram ao número de 106.000 páginas. Mais algumas filtragens depois, o número final de 2.000 opiniões foram utilizadas na produ~ção do resultado.
Não é tão fácil como parece à primeira vista basera-se puramente no conteúdo da Internet.
O artigo completo da Business Week pode ser lido (em Inglês) em:
http://www.businessweek.com/innovate/content/sep2007/id20070912_006672.htm
Um comentário:
Nice BLog :)
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