quinta-feira, 13 de setembro de 2007

A Internet como fonte de informações

A Estatística dispõe de ferramentas e teorias que orientam os pesquisadores de opinião de mercado a dimensionarem as amostras que sejam reperesntativas de determinado público-alvo.

Assim é, por exemplo, quando um instituto de pesquisas em época de eleições afirma que um determinado candidato "tem 25% das intenções voto numa população de eleitores de 50.000.000". Para se chegar a tal valor, informa o instituto, "foram entrevistados 2.000 eleitores durante os dias tais e tais. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo".

E quase sempre os resultados colhidos pela amostra representam de fato a intenção da população como um todo.

Mas, seria possível colher e detectar intenções de mercado analisando Blogs, message boards, etc, em substituição às tradicionais entrevistas "ao vivo"?

Esta questão, se respondida com base estatística, poderá validar o enorme espaço da Internet como uma fonte de dados na análise de tendências e pesquisa de opinião.

Voltarei em "post", daqui a pouco, com informações recentes sobre a preferência dos consumidores de videogames obtidas a partir da internet por uma empresa canadense de pesquisa de mercado.

Nenhum comentário: