sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Plano de Emergência Nuclear: Exercício Geral demonstra eficiência

Foi realizado nesta quinta-feira (18), o Exercício Geral do Plano de Emergência Nuclear, que aconteceu na cidade de Angra dos Reis, e envolveu a participação de cerca de 600 profissionais de diferentes esferas, incluindo governo federal, estadual e municipal.

Na avaliação das autoridades envolvidas, a atividade ocorreu conforme planejado. Para o diretor do exercício, coronel Saul Zardo Filho, "a operação demonstrou a eficiência do Plano e a capacidade de atendimento em uma situação real".

O comandante do 10º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) de Angra dos Reis, tenente-coronel Jerri Andrade Pires, elogiou a integração das organizações e afirmou que as atividades operacionais ocorreram em boa sintonia "Foi o melhor exercício que já realizamos".

O quadro simulado incluiu uma série de ações, como a remoção de um radioacidentado para o Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, e a monitoração aérea com detectores de radiação.

Também aconteceu a decretação de situação de emergência, com a evacuação de 150 moradores no raio de cinco quilômetros das usinas. Os moradores, que participaram de forma voluntária do Exercício, foram abrigados em escolas próximas e no Colégio Naval de Angra dos Reis, onde foi montada uma base de triagem e descontaminação.

Acompanharam toda a simulação sete observadores internacionais, que integram um programa de cooperação técnica da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O objetivo da missão foi conhecer os procedimentos adotados no Brasil para uma emergência nuclear.

No período de 1994 a 2006, foram realizados 13 exercícios de resposta à emergência nuclear na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, que também contaram com a participação de peritos e observadores nacionais e internacionais.

Fonte: http://www.eletronuclear.gov.br/noticias/integra.php?id_noticia=490

Nenhum comentário: