[DGCX Paper: Gold.pdf]
Como moeda global, produto de investimento e sua característica intrínseca de preservar o valor ao longo do tempo, o ouro tem sido um importante ativo financeiro por milhares de anos.
Funções do Ouro como Investimento
- Proteção contra a inflação: Dados e séries históricas provam que a cotação do ouro tem sido um eficaz remédio contra níveis elevados de inflação; também é claro que o poder de compra do ouro tem sido sempre mantido.
- Componente de diversificação em portfolios múltiplos: Os retornos do componente "ouro" nos portfolios é negativamente correlacionado com os retornos de outros investimentos como ações e ativos reais, tornando-o assim um diversificador natural em "cestas" de investimentos.
- Instrumento de "hedge" em situações de crise: A experiência mostra que em momentos extremos, tais como cracks financeiros - quando a maioria dos ativos tende a depreciarem-se, o ouro mantém o seu poder de compra, protegendo assim o patrimônio dos seus investidores. O ouro é um seguro a longo prazo que pode ser resgatado quando for necessário.
- Um ativo seguro e líquido: O ouro é um ativo de baixo risco e seguro que pode ser facilmente vendido a fim de garantir o retorno sobre o investimento.
- Não é "passivo" de ninguém: Sempre que um investidor em ouro desejar ou necessitar, poderá facilmente convertê-lo em moeda corrente (liquidez, conforme itam anterior). Quando comparado a outros ativos como notas promissórias, ações, bônus, o ouro leva maior vantagem, pois o seu resgate não implica na contrapartida de uma perda. Explicando melhor: se o investidor tiver em seu poder um título do governo, dependerá da capacidade deste governo em honrar o compromisso; se o investidor detiver um "recebível" emitido por uma determinada empresa, dependerá da efetiva saúde financeira desta empresa para que possa honrar as cláusulas do "recebível". O ouro não: basta vendê-lo para obter-se moeda.
Demanda pelo Ouro
- Joalheria: A Índia é o maior consumidor de ouro - em volume - do mundo destinado à confecção de jóias, e em termos de mercado de varejo, os EUA é o maior mercado. A demanda por ouro destinado à indústria de jóias alcançou 2.611 toneladas em 2004, representando um aumento de 5,2% em relação a 2003.
- Uso Industrial: A demanda industrial pelo ouro é cerca de 11% da demanda global do metal, atingindo 400 toneladas no período 1999-2004. No segmento industrial, a indústria eletrônica tira proveito das características térmicas e elétricas do ouro.
- Investimentos identificáveis: Investimentos em ouro (ouro como ativo financeiro)
Demanda pelo Ouro (%)
Joalheria: 79%
Uso Industrial: 11%
Ouro como ativo fiananceiro: 10%
Fonte: DGCX Paper
Um comentário:
Eu achei esta noticia interessante.
Postar um comentário