quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Tendências da Web 03: Mundos Virtuais

A vida está se tornando mais "digital" e o que é "digital" está se tornando mais vivo.

De um lado temos o exemplo do crescimento acelerado do "Second Life" e outros mundos virtuais. De outro lado estamos começando a explicar e identificar nosso planeta com informações digitais através de tecnologias como o "Google Earth".

O que é Vida Digital?

Encontrei uma definição em inglês bastante interessante, a qual traduzo livremente aqui:

Definimos vida digital como sendo uma coleção de tecnologias que estão trazendo os entes (desenhos, programas, cenários, modelos, algoritmo) digitais para a vida como estamos acostumados (os bits e bytes agora não apenas preenchem planilhas e aparecem em caracteres hexadecimais). Eles (os entes digitais) agora se parecem comigo (avatar), com meu vizinho, como meu cachorro, com nossos meios de transporte, nossa paisagem , enfim, nossos mundos (o meu mundo, o seu mundo, e assim por diante)

Esses mundos:
  1. Misturam o real e o imaginário, obedecem as leis da física da mesma maneira que as quebram (dois corpos num mesmo lugar ao mesmo tempo, deslocamentos instantâneos, passagem através de paredes, etc);
  2. Têm conceitos de mercado e de dinheiro;
  3. Possuem cidades e ilhas;

E, acima de tudo, são novos veículos para inovação e expressão pessoais (você cria o seu personagem como quiser, com as características que mais apreciar, frequenta lugares, conversa online com outros, interage, faz contatos e até pode fechar negócios na vida real a partir da sua vida digital virtual - na verdade, a vida do seu personagem - avatar).

Hoje o expoente maior da vida digital é o Second Life (já tem 8.000.000 de habitantes vivendo, conversando, passeando, interagindo).

Lá as barreiras da física são quebradas, pois basta apertar um botão e você (ou melhor, o seu avatar) vai de um país a outro: acabaram-se as fronteiras.

Essa tendência da web vai, certamente, mudar nossa vida (alguns bancos e empresas reais já abriram suas filiais no Second Life e já aceitam abertura de contas, compra e venda de bens, etc)

Nenhum comentário: