terça-feira, 25 de setembro de 2007

Os Bruxos da Administração

"Pode-se resistir a um exército invasor; não se pode resistir a uma idéia cuja hora tenha chegado."
Victor Hugo
 
Essas palavras abrem o prefácio de um dos livros que mais influência exerceu sobre minha vida como executivo de multinacionais e agora fazem a minha cabeça de empreendedor (hoje não tenho mais chefe: tenho clientes. E eles são mais importantes que os chefes).
 
E continua:
 
"Só os paranóicos sobrevivem."
Andy Groove , executivo principal, Intel
 
Pelo conteúdo polêmico e questionador, "Bruxos da Administração" é leitura obrigatória para aqueles que não querem naufragar no mar dos gurus que surgem a cada dia com novas teorias, na maioria das vezes, fruto de um bom trabalho de suas editoras e de resultados requentados.
 
Sobre isso há o "Capítulo 2 - A Indústria da Teoria da Administração":
 
"[...] Poucas coisas têm repercussões tão benéficas para uma consultoria quanto um livro de negócios de excelente vendagem."
 
Cita-se a passagem de que um famoso livro ajudou uma pequena consultoria norte-americana a aumentar sua receita anual de UD 70 milhões antes da publicação do livro para mais de USD 160 milhões em 1994. "
 
"[...] A luta para produzir a próxima revolução em administração mostra o quanto a consultoria se tornou um ramo competitivo."
 
"[...] Muitas vezes, os gurus oferecem a ilusão de que, apesar de todas as complexidades do mundo, as respostas são bastante simples, desde que sigam os seus conselhos."
 
Há também o caso de um  best seller que durante 15 semanas vendeu 250 mil exemplares, até que a edição de 7 de agosto de 1995 da Business Week publicou um longo artigo alegando que os dois consultores-autores do livro haviam utilizado táticas comumente associadas ao lado mais sujo do setor fonográfico para levar o livro, artificialmente, às listas de best-sellers: Compradores misteriosos ligados à empresa de consultoria gastaram USD 250 mil comprando aproximadamente 10 mil exemplares do referido livro (Capítulo 1 - página 3)
 
Na medida do possível e sem ferir direitos autorais, darei "drops" do livro. Leia-os associados à série "Os Revolucionários da Administração" que tenho postado regularmente e não se deixe enganar pelos falsos gurus.
 
 
"Os Bruxos da Administração"
(The witch Doctors)
John Micklethwait & Adrian Wooldridge
Editora Campos- 7ª Edição1998

Nenhum comentário: