
Combino neste "post" uma busca no "Google Trends" a mais um trecho do artigo de Robert J. Samuelson na Revista Época Negócios de setembro de 2007.
Sobre a atual crise imobiliária nos EUA:
" [...] O boom ocorreu, em parte, de novas hipotecas subprime, que permitiram a pessoas de menor renda ou de histórico de crédito ruim adquirirem casa própria. A concessão de crédito tornou-se mais flexível, e as exigências de pagamento inicial à vista já não eram tão rigorosas. A junção dessas hipotecas e sua transformação em "obrigações garantidas por dívidas" (CDOs, na sigla em inglês) também incentivou a concessão de empréstimos.
[...] Foi uma aposta ruim. Muitas hipotecas (...) se tornaram inadimplentes. Os investidores em CDOs estão tendo prejuízo. (...) os investidores bateram em retirada. As exigências de concessão de crédito tornaram-se mais rigorosas, o número de compradores de casa diminuiu e os preços dos imóveis estão caindo."
Movido por um espírito de pesquisa, inseri o termo "CDO" no Google Trends e obtive o gráfico que estampa este post.
No alvo: note que a partir de Abril deste ano as pesquisas pelo temo "CDO" começaram a se comportar de maneira diferente do normal. Em 10 de Agosto, atingiram o pico.
É clara a preocupação e a inquietação nos mercados. Será que o fogo de artifício úmido vai secar e estourar na cara de alguém?
Época Negócios: http://www.epocanegocios.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário