quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Tom Peters: A Administração como Arte de Representar

No post anterior dei um "spot" sobre Tom Peters como sendo um dos Revolucionários da Administração. Citei a obra Vencendo a Crise como uma de suas principais obras.

Foi justamente esse livro, o primeiro de Tom Peters, escrito com Robert Waterman, que inaugurou a lista de best-sellers em administração: vendeu 1.000.000 de exemplares da primeira edição em 1987, exatos 25 anos atrás, ou, um quarto de século. Já é história (atualmente já vendeu mais de 5.000.000 de exemplares).

Seguindo os caminhos abertos pelo sucesso do livro, Peters vende fitas de vídeo, DVDs, artigos, profere palestras ao redor do mundo e publica um boletim muito interessante no mundo das corporações.

Reconhece-se em Peters dois pontos de destaque, mesmo pelos críticos:

  • O seu incrível talento para fazer com que um assunto insípido como a administração pareça interessante;
  • O seu profundo conhecimento das vidas das empresas, não apenas nos EUA, mas na Europa e na costa do Pacífico; não apenas na sala do conselho, mas no departamento de marketing e na fábrica; não apenas em gigantes como a Sony e a IBM, mas em inúmeras pequenas empresas.

Eis um autêntico guru da administração que deve ser estudado e ouvido.

Destaquei Tom Peters por causa da autoria de "Vencendo na Crise" que, pode-se dizer, inaugurou a era editorial dos gurus.

Links:

Tom Peters (em Inglês) http://en.wikipedia.org/wiki/Tom_Peters

Tom Peters (em Português) http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom_Peters

O portal oficial de Tom Peters http://www.tompeters.com/

Nenhum comentário: