
A "Web semântica" é uma extensão da Web atual, que permitirá aos computadores e aos humanos trabalharem em cooperação, ampliando o entendimento, a compreensão e a contextualização de palavras. Tais avanços permitirão, por exemplo, classificar informações e aumentar a qualidade do resultado das ferramentas de busca através de resolução de ambiguidade e contextualização da informação.
A Web semântica cria vínculos entre o significado das palavras e, nesse contexto, tem como finalidade conseguir atribuir um significado (sentido) aos conteúdos publicados na Internet de modo que seja compreendido, percebido tanto pelo humano como pelo computador.
A idéia da Web Semântica surgiu em 2001, quando Tim Berners-Lee, James Hendler e Ora Lassila publicaram um artigo na revista Scientific American, intitulado: “Web Semântica: um novo formato de conteúdo para a Web que tem significado para computadores vai iniciar uma revolução de novas possibilidades.”
Tem-se associado a Web Semântica a Web 3.0, como um próximo movimento da Internet depois da Web 2.0 que já inicia seu crescimento.
Com ferramentas de semântica que contextualizariam o significado de frases, um computador seria capaz de, instantaneamente, retornar resultados relevantes de uma busca na Internet(Google, Yahoo, MSN, etc) se você pedisse a ele para, por exemplo, montar um roteiro de férias (incluindo a busca de passagens, hotéis, serviços, refeições, estadias, etc) que coubessem em um orçamento de R$ 5.000,00.
É algo como o robô de "Perdidos no Espaço" respondendo a uma questão do Dr. Smith:
- "Robô!! Trace uma rota de emergência para fuga considerando termos apenas 2Kg de Urânio e avarias no dispositivo defletor de raios solares"
E o robô, juntando as palavras isoladas da frase, entenderia o significado semântico (contexto), pesquisaria em seus "bancos de dado"s e instantaneamente geraria o resultado.
Legal?
Links interessantes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário