quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Quatro Questões Cósmicas de Carl Sagan


Carl Sagan em seu livro "Bilhões e Bilhões - Reflexões sobre vida e morte na virada do milênio") cita:


"[...] Toda cultura tem o seu mito da criação - uma tentativa de compreender de onde veio o universo e tudo o que nele contém. Quase sempre esses mitos são pouco mais que histórias inventadas por contadores de histórias. Em nossa época, temos também um mito da criação. Mas está baseado em evidências científicas sólidas. [...]"


E prossegue descrevendo o mito atual.


Sem levar em conta se creio ou não em outras explicações para a nossa origem (e na verdade as considero), destaco o que Carl Sagan nos deixa quatro questões "muito promissoras" que valem ser investigadas:



  1. Já houve vida em Marte?

  2. Titã é um laboratório para a origem da vida?

  3. Há vida inteligente em outros lugares?

  4. Qual é a origem e o destino do Universo?

Cada uma das questões é descrita e discutida.


E finaliza:


"Acho que há uma chance razoável de que se possam esperar revelações surpreendentes em todas essas quatro áreas nas próximas duas décadas (o livro foi escrito em 1997). Mais uma vez, há muitas outras questões na astronomia moderna que eu poderia ter mencionado em seu lugar, mas a predição que posso fazer com maior confiança é que as descobertas mais espantosas serão aquelas que atualmente mão temos conhecimento suficiente para prever."


Links:


Carl Sagan http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Sagan


Marte http://pt.wikipedia.org/wiki/Marte


Titã http://pt.wikipedia.org/wiki/Tit%C3%A3


Sobre o Livro "Bilhões e Bilhões - Reflexões sobre vida e morte na virada do milênio": Este é o último livro de Carl Sagan - foi publicado postumamente pela escritora Ann Druyan, sua mulher e colaboradora e traz dezenove artigos. Os temas são variados: o direito de decisão da mulher em relação ao aborto, por exemplo, o papel da ciência e da tecnologia na discussão dos problemas ambientais, a possibilidade de haver vida em Marte, o aquecimento global. Sagan fala também sobre sua impressionante luta contra a doença que acabou por vencê-lo. Vida e morte são, enfim, o tema desses artigos, um pensador que acreditava na capacidade do homem de tornar o mundo melhor e que tinha, portanto, um profundo comprometimento com a felicidade.

Nenhum comentário: